sábado, 2 de abril de 2011

Dia internacional do Livro Infantil

A 2 de Abril celebra-se este dia, que tem como objectivo, estimular o gosto pela leitura junto dos mais novos. Também se comemora o aniversário de Hans Christian Andersen – escritor dinamarquês de histórias infantis que nasceu em 1805 e faleceu em 1875.
Por esse Portugal fora, foram inúmeras as iniciativas. Destaco a norte, em Trofa, uma merecida homenagem a Matilde Rosa Araújo. A “nossa” Matilde dará o seu nome a uma rua (na freguesia de S. Martinho de Bougado) e à sala de leitura infanto-juvenil na Biblioteca Municipal (Casa da Cultura da Trofa). Valter Hugo Mae escreveu um texto extraordinário que será lido neste dia.
Autora de livros de contos e poesias para adultos, bem como de livros de contos e poesia para crianças, Matilde Rosa Araújo dedicou-se à defesa dos direitos das crianças, tendo recebido o Grande Prémio de Literatura para Crianças, em 1980, pela Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para o melhor livro infantil “ Fadas Verdes”, em 1996, pela mesma Fundação. Matilde Rosa Araújo recebeu também o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e foi igualmente, distinguida com o Prémio Carreira, da Sociedade Portuguesa de Autores.
Adoro a Matilde!

Sem comentários:

Enviar um comentário