terça-feira, 29 de outubro de 2019

Visita a exposição temporária - Centr´Arte - Fórum da Maia e oficina/workshop de expressão plástica

A turma 6º J deslocou-se a pé ao Fórum Maia no dia 16 de outubro, acompanhados pelas professoras Carla Vieira (EV e ET) e Graça Pereira (Português) e realizou a visita à exposição orientada pelo próprio autor das obras expostas no Centr´Arte- o Prof. Ilídio Fontes, escultor maiato.
Na semana seguinte, dia 23 de outubro, em contexto de sala de aula, a Dra. Ana Pereira, do serviço educativo do Fórum Maia, dirigiu-se à nossa escola e durante a aula de EV, realizou uma oficina/workshop de expressão plástica referente à obra do artista Ilídio Fontes.

Foram duas atividades riquíssimas em termos pedagógicos, pelos conteúdos trabalhados e muito enriquecedoras também em termos culturais, na formação integral destas crianças. Nomeadamente, no sentido de terem sido desenvolvidas as seguintes competências: Pensamento crítico e pensamento criativo; relacionamento interpessoal; autonomia e desenvolvimento pessoal; saber técnico e tecnologias; consciência e domínio do corpo; sensibilidade estética e artística.

A professora Carla Vieira, planificou mais duas atividades semelhantes a esta, para o 2º e 3º períodos, com esta turma e a turma 6º E, inseridas num projeto de procura de dinâmicas de ensino diferentes e complementares, para a exploração das aprendizagens essenciais das disciplinas de EV e ET no 6º ano.

7 comentários:

  1. Muitos parabéns pela iniciativa!!! Tomás 6ºD

    ResponderEliminar
  2. A arte que eu produzi na sala de aula, é abstrata, mas para mim significa muito, pois simboliza o meu país, a Venezuela. Ela está numa parte da pintura E simboliza a parte má: A luta. A parte verde, simboliza todos os que estão a lutar para ter a Venezuela Livre! Rosmarina Azevedo 6ºJ.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito desta experiência! De poder expressar a minha arte!
    Obrigada professoras!

    ResponderEliminar
  4. Comemorando-se no próximo dia 25 de novembro o Dia Internacional da Eliminação da Violência sobre as Mulheres e considerando a importância do envolvimento dos alunos na promoção dos Direitos Humanos, saliente-se a forte expressividade da escultura "O grito" de Ilídio Fontes (exposta ao ar livre no Parque Central da Maia), apelativa de uma possível interpretação/exposição/denúncia da Violência sobre as Mulheres...

    ResponderEliminar
  5. Estas iniciativas são muito interessantes e importantes. Gostei muito de realizar este trabalho pois permitiu-me desenvolver novos conhecimentos.

    ResponderEliminar
  6. Apesar de nao aparecer gostei dessa experiência com as professoras!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que todos os dias devem ser Dias Internacionais da Eliminação da Violência sobre mulheres pais é inquestionável a importância que esse direto tem nas nossas vidas.Todos merecemos ser respeitados pois a violência não deve ser uma atitude a tomar em nenhuma situação. Martim Neves 6j😉

    ResponderEliminar