sexta-feira, 29 de abril de 2011

Escrever com estilo

Os alunos experimentaram numa aula de oficina de escrita, no âmbito da disciplina de língua portuguesa, variados tipos de estilos  retirados do livro do autor francês surrealista Raymond Queneau. Tiveram como ponto de partida um dos seguintes textos. Os estilos propostos foram arco-íris, negatividades, interrogativo e hesitante.

Texto 1
Nesta história uma rapariga de nome Lúcia sonha ir a um baile. Certa noite, o sonho tornou-se realidade, mas… o seu vestido era velho. Todos a olhavam de lado, um jovem que se encantou com a beleza de Lúcia convidou-a para dançar. A meio da dança ela perdeu o sapato esquerdo, velho, pois era-lhe largo. A jovem desejou um dia poder voltar àquela casa e ser a estrela do baile, mas sendo ela a mais bonita com um vestido novo e sapatos bordados de diamantes.
Texto 2
Após aquela festa, Lúcia foi viver junto da madrinha. Aí teve tudo o que sempre quis. Exactamente vinte anos depois, surge outro convite para um baile naquela casa, na primeira noite de Junho. Nesse dia todos ficaram boquiabertos. Do espelho, de um quarto onde já tinha estado antes, pareceu-lhe sair um homem que lhe pediu o seu sapato esquerdo. Sem ela querer o desconhecido trocou-lho e de repente estava morta.
Resumo de História da Gata Borralheira ,de Sophia de Mello Breyner Andresen

Sem comentários:

Enviar um comentário