segunda-feira, 6 de janeiro de 2020


Na quinta-feira, dia 4 de dezembro, realizou-se na escola uma palestra, intitulada: “LIXO ZERO”, por Ana Milhazes.




Fig.1-Ana Milhazes sentada à volta de frascos com especiarias.
Ana Milhazes tem 34 anos e vive no Porto. É socióloga e a criadora/embaixadora do movimento “Lixo Zero” em Portugal. É também professora de Yoga e tem como grande objetivo: prolongar a vida do Planeta Terra. Para isso, criou uma “regra” muito simples para convencer as pessoas a contribuírem para esse objetivo: a Regra dos Cinco “R’s”:
·         Recusar – tudo aquilo que não precisamos;
·         Reduzir – o que necessitamos;
·         Reutilizar – aquilo que consumimos;
·         Reciclar – tudo aquilo que não conseguimos recusar, reduzir nem reutilizar;
·         Rotten que significa fazer Compostar, em inglês.
Na palestra “Lixo Zero”, Ana Milhazes falou de alternativas saudáveis para qualquer produto, desde escovas de dentes de bambu até pastilhas elásticas biodegradáveis. Falou também das recolhas de lixo que faz nas praias e o que mais as polui: as cinzas de cigarros e os cotonetes (principalmente).
Criou o blog “Ana, Go Slowly”. Link: https://anagoslowly.com/blog/, no qual partilha as suas experiências e ideias relativamente a uma vida de zero desperdícios.
Para além do blog, Ana Milhazes usa as redes sociais, como o Instagram, para publicar as fotos do lixo que encontra nas ruas e praias, apelando às pessoas que contribuam na recolha de lixo.
Estiveram presentes alunos das turmas: 6º B, E, J e H, assim como, professoras do 2º e 3º ciclos de diferentes disciplinas e ainda as duas psicólogas da escola.


 

 


8 comentários:

  1. Acho muito bem que as pessoas se preocupem com o nosso planeta terra. Mas infelizmente ainda há imensa gente que não se preocupa. O que me deixa um bocado triste 😥. Devemos de ser amigos do nosso querido Planeta Terra. Devemos de seguir a regra dos 5 Rs.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da palestra da Ana Milhazes sobre um tema, que hoje em dia todos nós temos conhecimento. Ela exemplificou pequenas medidas que cada um pode fazer para tornar este mundo melhor! A Ana Milhazes inspirou-me a adquirir alguns produtos mais amigos do ambiente, tais como, pasta de dentes sólida, escova de bambú, champô sólido entre outros...

    ResponderEliminar
  3. Desde já queria agradecer à professora Carla Vieira por ter organizado esta palestra que trata de um problema, infelizmente, tão grave.Com esta palestra aprendemos imenso: ficamos a conhecer novas opções para substituir o plástico; a saber as consequências de muitos dos nossos actos (que antes não tínhamos noção da sua gravidade) e a ter a noção do impacto que a nossa mudança pode ter a nível ambiental (a mudança começa em nós mesmos!). Por fim, queria salientar que todos juntos conseguimos assegurar a sustentabilidade do nosso Planeta.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei desta visita porque foi bem interessante e a parte que gostei mais foi da parte de desenhar o nosso proprio rosto gostei bastante. Espero que todos tenham gostado da visita.Martim Neves 6j N°18

    ResponderEliminar
  5. Achei muito importante a mensagem que a Ana Milhazes nos passou, pois é um problema atual. Temos de agir, para tornar este mundo um lugar melhor. A Ana Milhazes inspirou-me a adquirir alguns produtos mais amigos do ambiente, como pasta de dentes sólida, escova de dentes em bambú.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito desta experiência, aprendi a ajudar o ambiente!
    Obrigada Ana Milhazes, obrigada principalmente à professora Carla Vieira!
    Maria Inês Rato

    ResponderEliminar
  7. Palestra muito interessante conduzida por Ana Milhazes que nos alerta para problemas muito graves no Planeta Terra. Graças à minha DT, Carla Vieira, podemos assistir à palestra. Devemos defenitivamente seguir a regra dos 5r´s. Obrigado sra. Professora Carla Vieira e Obrigado Ana Milhazes!

    ResponderEliminar
  8. Mais uma excelente forma de ensinar, trazendo a comunidade à escola para dar o seu testemunho aos alunos. É com a experiência que se aprende melhor! Bem hajam!

    ResponderEliminar