segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

UIVO






Nos dias 15 e 21 de janeiro, os alunos das turmas 6°J e 6º E, foram em visita ao Fórum da Maia para ver a exposição “UIVO 9”, acompanhados pelos professores Carla Vieira, Maria da Graça Pereira e João Maravilhas
Esta é a 2ª atividade que estes alunos realizam este ano letivo, no âmbito do DAC – Visita guiada e oficina na 
Centr´Arte – Fórum Maia.
A Mostra de Ilustração da Maia “UIVO 9” (patente ao público até 23 de fevereiro) apresenta trabalhos de 32 artistas, nacionais e internacionais e está integrada no programa de Comemorações dos 500 anos do Foral da Maia, ideia da curadoria que propõe uma reflexão acerca da Ilustração e dos territórios.
Cada trabalho exposto, diferente na sua expressão e linguagem individual, está relacionado com o mesmo ponto de partida – “Como pode a ilustração pensar e representar um território - Como pode um território apropriar-se da ideia de ilustração?”
Aqui o Território faz-se representar através de um pensamento-mapeamento: do lugar, da cidade, do espaço público ao espaço íntimo, do corpo, da mente, dos percursos, da tradição e alimento, das realidades espaciais ficcionadas.
As propostas que se apresentam em diferentes expressões e materializações, como a ilustração digital, editorial, artística, gráfica, comercial, cartográfica, ..), tratam de ilustração e o território coletivo ou pessoal em todas as dimensões (urbanista arquitetónica, social, económica, política). Apresentam-se trabalhos que dialogam entre ilustração e desenho, ilustração e multimédia, ilustração e arquitetura, ilustração e pintura, ilustração e instalação …
A mostra de ilustração dedicada ao público mais novo, “UIVINHO 2”, que se realiza de 1 a 29 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, com um objetivo centrado na proximidade com a comunidade, aposta na formação de públicos e no trabalho de fundo com as faixas etárias mais jovens. O público infanto-juvenil, nomeadamente os alunos das turmas 6ºE e 6ºJ da nossa escola, terão aqui a oportunidade de participar numa mostra de ilustração com trabalhos criados por eles próprios através das visitas-oficinas, realizadas em 15 e 21 de janeiro. O programa do Serviço Educativo é também composto por visitas-oficina para público geral e/ou famílias, aos sábados e domingos. Estas oficinas são gratuitas, mas requerem inscrição obrigatória em:

5 comentários:

  1. No dia 15 de janeiro, os alunos da turma 6°J, acompanhados pela professora Carla Vieira e pela professora Maria da Graça Pereira foram em visita ao Fórum da Maia para ver a exposição UIVO (Tema: território íntimo, natural e imaginário).
    Já no Fórum vimos obras espetaculares tais como: roteiros que podémos abrir e descobrir, e desenhos de árvores centenárias...
    No final, foi-nos proposto um workshop para recriar, ao nosso estilo, o nosso território íntimo, natural e imaginário.
    Gostei muito desta experiência, pois pude criar o meus territórios!
    Obrigada principalmente à professora Carla Vieira e agradeço também à professora Maria da Graça Pereira.
    Maria Inês Rato

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da exposição do fórum da Maia no dia 15 de Janeiro, em concreto as obras que nos foram apresentadas. Em particular, gostei muito da obra em que apresentava uma vista do Porto e de Gaia e da obra em que se vislumbrava uma árvore centenária. No fim encantamo-nos com um workshop em que desempenhamos a atividade de desenhar um pequeno roteiro da nossa escola até ao Fórum da Maia, um esboço do nosso rosto, de efetuar um pequeno rascunho do nosso quarto utilizando colagens, e por fim, a nossa imagem favorita da exposição.
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. A visita ao Fórum da Maia, no dia 15 de janeiro, foi muito divertida e aprendi bastante na oficina.
    Gostei imenso das obras apresentadas, pois eram muito interessantes , embora eu prefira obras que retratem a vida real. Assim, houve uma em específica, da artista Clara Não, que me chamou tanto a atenção, que até decorei:
    "não é para ti,
    é para ele,
    não é para ele,
    é por mim,
    é por tudo.
    e isto foi ontem."
    Comentei-a com a minha família e também acharam que era interessante. Espero participar em mais visitas destas. Muito obrigada, professora, por realizá-las.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta actividade. Com ela percebi que territórios não são apenas mapas mas sim uma grande variedade de ilustrações, desde o lado mais pessoal da ilustradora até ao território geográfico. Nas ilustrações mais pessoais da autora pudemos encontrar territórios de memória, pessoais e imaginativos. Por ser tão pessoal é por vezes complicado, mas torna-se interessante ao entender. No final da visita à exposição fizemos nós mesmo estas formas de ilustração, o que nos ajudou muito a entender os vários tipos de território que possivelmente, iremos abordar em sala de aula.

    ResponderEliminar
  5. Cada vez é mais importante que iniciativas como esta sejam feitas. A escola a interagir com o meio envolvente, e a aproveitar o que de melhor se tem feito a nível cultural, para ensinar os seus alunos! Excelente visita de estudo. O meu filho adorou.

    ResponderEliminar